CURSO DE TEATRO – MOSTRA REÚNE 5 ESPETÁCULOS E 90 ALUNOS NO FÁBRICA

0
116

O Curso de Teatro do Fábrica das Artes chega ao décimo quinto ano de trabalho com marcas impressionantes. A partir do dia primeiro, 90 alunos de diferentes idades, ocupam o palco da instituição para a maior mostra de alunos da história do curso. Cinco espetáculos estão na agenda e prometem sacudir o Fábrica no período de 1 a 17 de dezembro, sempre às 20h.

Os ingressos antecipados custam 10 reais e as apresentações acontecem no Teatro da Associação Fábrica das Artes – Rua Dr Cícero Jones, 146 – Americana. Informações 3645-1990

O Curso de Teatro do Fábrica existe desde 2004, chegando a 15ª Edição em 2018. A mostra de formatura foi criada para que os alunos possam apresentar ao público o resultado do trabalho desenvolvido durante os 10 meses de curso (de março a dezembro). Desde a fundação do Curso, foram realizados 40 espetáculos de formatura e mais de 780 atores e atrizes formados.

PROGRAMAÇÃO:

1 e 2 Dezembro – Sábado e Domingo – 20h
CORALINE E AS PORTAS – Livre
Turma Infantil
Orientador: Jotapê Antunes

7 e 8 Dezembro – Sexta e Sábado – 20h
O PÁSSARO DO POENTE – Livre
Turma Pré-adolescente
Orientador: Helton Carlos

9 e 10 Dezembro – Domingo e Segunda – 20h
REVOLUÇÃO – Livre
Turma Adolescente
Orientadora: Luciana Mizutani

14 e 15 Dezembro – Sexta e Sábado – 20h
O HOMEM CINZENTO – Livre
Turma Jovens e Adultos
Orientador: Bruno Cardoso

16 e 17 Dezembro – Domingo e Segunda – 20h
BLECAUTE! – 16 Anos
Turma Adulta
Orientador: Marcelo Porqueres


TURMA INFANTIL ABRE O EVENTO

A turma infantil, comandada pelo orientador Jotapê Antunes são primeiros a pisarem o palco do Fábrica na 15ª Mostra de Alunos. Eles se apresentam nos dias 1 e 2 de dezembro, sábado e domingo, às 20h com o espetáculo Coraline e as portas, a partir da obra de Neil Gaiwan.

Através de muita conversa e desejo, a turma infantil do fábrica das artes decidiu debruçar sobre a obra Coraline, escrita em 2002 pelo britânico Neil Gaiman, para seu processo de conclusão de curso do ano de 2018.

Tendo como base o universo do terror, as crianças voltaram seus estudos a partir das referências literárias, buscando o livro, HQ (histórias em quadrinhos) e a animação, para a construção do espetáculo. “Decidimos coletivamente que nosso experimento seria um compilado geral de pontos de vista da obra, criando assim, nosso roteiro sobre a obra Coraline”, revela Jotapê Antunes, orientador da turma. “Com base no teatro colaborativo, estamos criando coletivamente nosso encenação, desde o nome do espetáculo até a estruturação do texto, sendo assim, uma obra composta por várias mãos”, finaliza Jotapê.

Sinopse
Coraline se mudou recentemente para uma velha casa, na qual, ainda não possui amigos. Na tentativa de explorar os arredores da casa, acaba conhecendo seus vizinhos e fica encantada pelas suas peculiaridades. A pequena garota se queixa, pois seus pais só dedicam seu tempo para o trabalho.
Na tentativa de descobrir novos lugares, Coraline descobre um novo mundo entre as portas e vive várias aventuras. Seria esses os sonhos de Coraline? Seria essa a realidade de Coraline? Será que Coraline consegue sair dessa?

Ficha Técnica
CORALINE E AS PORTAS
A partir da obra de Neil Gaiwan – criação coletiva.
Direção: Jotapê Antunes

Elenco:
Ana Clara Sabino, Asaf Reis, Clara Peruzzi, Elisa Cristina, Enzo Cunha, Fernando Ferreira, Gabriela Ravazzi, Gustavo Andrada, Karen Dias, Le Pereira, Luiza Rodrigues, Mariana Leiva, Nicole Barros, Pedro Lucas, Raquel Rodrigues.

Serviço
Mostra de Formatura
Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes
Turma Infantil

CORALINE E AS PORTAS
01 e 2 de dezembro – Sábado e domingo – 20h
Ingressos: 20 reais inteira / 10 reais estudantes e antecipados.
Informações: www.fabricadasartes.art.br


TURMA PRÉ-ADOLESCENTE
O Pássaro do Poente

A turma de Pré Adolescentes do curso de teatro do Fábrica das Artes, traz ao palco o espetáculo “O Pássaro do Poente” de Carlos Alberto Soffredini. Novamente, alunos novos, cheios de energia e vontade de mostrar seu talento e potencial, juntam-se à alunos remanescentes para encenar mais um espetáculo com toda a poética característica da turma.

O “Pássaro do Poente” é baseado na lenda do Yúzuru, lenda japonesa e conta a história de um lavrador que socorre uma garça de uma armadilha. Sendo humilde, bom e trabalhador, fica comovido com o profundo olhar de gratidão da garça, antes de ela alçar vôo.

O texto de Carlos Alberto Soffredini oscila entre a delicada e sutil poesia oriental e os traços mais grosseiros da realidade do campo brasileiro. Além do casal central, ocupa a cena o povo do campo, que comenta e reflete sobre as ações.

Carlos Alberto Soffredini escreveu mais de 22 textos dramatúrgicos, dos quais pelo menos cinco foram premiados. Além de várias montagens bem sucedidas, completou até 2001, ano de sua morte, 40 anos de carreira. Sua produção criadora envolve roteiros para rádio, cinema e televisão, além de sua prática como diretor teatral.

A primeira montagem deste texto foi realizada pelo Grupo Ponkã em 1986 em São Paulo com direção de Márcio Aurélio.

Sinopse.
Há muito tempo atrás, numa manhã de inverno, um lavrador socorre uma garça de uma armadilha. Sendo humilde, bom e trabalhador, fica comovido com o profundo olhar de gratidão da garça. Recebe em seguida, a visita de uma bela mulher que lhe tece um precioso manto de suas penas. Vendido, traz riqueza ao pobre homem. Instigado pelos vizinhos, o lavrador passa a exigir cada vez mais mantos, e a mulher, que é aquela garça que volta para retribuir o carinho e o amor recebido, vai se definhando dia a dia, na espera de um amor impossível, e finalmente voa para o céu deixando o seu sábio canto na mente e no coração dos homens.

Ficha Técnica

Texto: Carlos Alberto Soffredini
Direção / Orientação: Helton Carlos
Secretária: Élida Garcia
Coordenador do Curso: Marcelo Porqueres
Operador de Luz: Helton Carlos
Orientação musical: Valterci Hulkinho

Elenco:
Alyssa Tomiyama, Amanda Penha, Ana Clara Buke, Ana Clara Pantarotto, Arielly Gomes, Beatriz Seixas, Gabriella Oliveira, Giovana Rodrigues, Igor Cardoso, Isah. C., Isabela Spagnol, Julia Luisa, Julia Moreno, Kalyna Curciol, Kamyle Curciol, Laís Sabatim, Gaby Goss, Matheus Cardoso, Sofia Pavan, Sofia Tonon, Victória Beatriz, Vitor Vaz

Serviço
Mostra de Formatura
Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes
Turma Pré-adolescente
O Pássaro do Poente
07 e 8 de dezembro – Sexta e sábado – 20h
Ingressos: 20 reais inteira / 10 reais estudantes e antecipados.
Informações: www.fabricadasartes.art.br


TURMA ADOLESCENTE
Revolução

A terceira turma a se apresentar no palco do Fábrica das Artes na 15º Mostra de Formatura do Curso Livre de Teatro da instituição é a Turma de Adolescentes, comandada pelo orientadora Luciana Mizutani. A turma se apresenta domingo dia 9 e segunda dia 10 de dezembro, às 20 horas com o espetáculo “Revolução”. Os ingressos antecipados custam 10 reais. No bilheteria saem por 20 reais.

Sinopse
É ano eleitoral. Josefa da Silva, operária, foi demitida e está faminta. Seu estômago ronca, sua barriga dói e a ideia de comer uma saborosa feijoada toma conta dos seus pensamentos. Enquanto isso, algo grande está acontecendo no país. Propõem-lhe então fazer uma tal revolução, ‘Revolução da Honestidade’. A peça dá o direito a um riso amargo visto que Josefa da Silva representando o povo brasileiro em busca de matar a fome passando por hospital, cadeia, congresso nacional e campanhas eleitorais. “Revolução” é a fotografia de um desastre reproduzido com muito bom humor para rir e refletir!

Ficha Técnica
Direção / Orientação: Luciana Mizutani
Secretária: Élida Garcia
Coordenador do Curso: Marcelo Porqueres

Elenco;
Ana Clara Marzura, Beatriz Santarosa, Caroline Farto Ramos, Dante Santos, Eduarda Ferreira Pires, Felipe P. Stefanini, Gui Henrique, Gyovana Feitosa, Isabela Mantovani,
Laura Dias, Letícia Giovana, Maine Torres, Manuela Barbosa, Mariana L. Schlautmann, Mary Ferrari, Matheus De Souza Gonçalves, Pedro Antônio Chiquitti. Pedro Feltrin, Sabrina Buzoni

Serviço
Mostra de Formatura
Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes
Turma Adolescente
REVOLUÇÃO
9 e 10 de dezembro – Domingo e segunda – 20h
Ingressos: 20 reais inteira / 10 reais estudantes e antecipados.
Informações: www.fabricadasartes.art.br


TURMA JOVENS E ADULTOS
O Homem Cinzento

A turma de jovens e adultos da 15º Mostra de Alunos do Fábrica das artes apresenta o espetáculo “O Homem Cinzento” nos dias 14 e 15 de dezembro, sexta e sábado às 20h, comandada pelo orientador Bruno Cardoso. Os ingressos antecipados custam 10 reais. No bilheteria saem por 20 reais.

Sinopse
Uma flor se abre no peito de Rubião, os espinhos trazem dores lancinantes que o levam numa jornada por suas memórias em busca da origem de seus traumas. Conduzido pela terapeuta conhecida como Dra. Pink, Rubião descobrirá o imenso lodaçal escondido em seus atos.

Release
Escolher levar para cena o universo fantástico de Murilo Rubião, que há pouco completou cem anos de nascimento, faz parte de um desejo de trazer à luz esse incrível, mas pouco conhecido, contista brasileiro.

Seu modo extremamente particular de ver o mundo levou o grupo a observar as recorrências em sua obra e criar uma história baseada, não apenas em um conto, mas em todo seu imaginário fantástico. Dessa forma o grupo enveredou em um processo de criação coletiva, onde o papel do diretor é apenas organizar o fluxo criativo dos atores que criaram os personagens, os diálogos, figurinos, adereços e tudo que é possível ver e sentir em cena. A escolha deste recurso de criação permite aos atores grande liberdade criativa, mas também muita responsabilidade com o material abordado.

O trajeto deste processo foi desenhado no início do ano, passando por apresentações que tinham como foco o improviso, desenvolvendo a afinidade do elenco, assim como a entrega necessária para a realização deste espetáculo.
“O Homem Cinzento” conta a história de Rubião, um homem submisso e introspectivo que vê chagas se abrirem em seu peito por não saber lidar com seus traumas psicológicos. Retratar temas tão complexos de forma fantástica ajuda o público, e também os atores, a assimilarem a história de uma maneira mais subjetiva, voltando o olhar para si mesmos, indo além da própria obra à procura do lodo que se esconde em cada umas de nossas ações.

Ficha Técnica
Direção / Orientação: Bruno Cardoso
Secretária: Élida Garcia
Coordenador do Curso: Marcelo Porqueres

Elenco:
Bianka Dias, Brenner Rafael, Euller Ricardo, Giovanna Lima, Giovanni Feltrin, Isadora Rodrigues, Lana Rafaela, Leila Pilotto, Maria Carolina Schiavon, Mariana Maciel, Monique Gomes, Nathan Pennacchioni, Sabrina Silva, Sanna Hetzl

Serviço
Mostra de Formatura
Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes
Turma Adolescente
O HOMEM CINZENTO
14 e 15 de dezembro – Sexta e sábado – 20h
Ingressos: 20 reais inteira / 10 reais estudantes e antecipados.
Informações: www.fabricadasartes.art.br


TURMA ADULTA
Blecaute!

A turma adulta fecha a 15º Mostra de Alunos do Fábrica das Artes com o espetáculo “BLECAUTE!” nos dias 16 e 17 de dezembro, domingo e segunda, às 20h. A turma é comandada pelo orientador e coordenador do curso Marcelo Porqueres.

BLECAUTE!
Pontuada por atos de violência física e psicológica, a vida de um adolescente internado em uma instituição para menores é o tema da peça, que aborda temas como o feminicídio, suicídio e bullying.

ATENÇÃO! Aviso de gatilho: essa peça pode conter gatilhos emocionais pelos conteúdos sensíveis abordados, como feminicídio, suicídio e violência.

Sinopse:
“Tudo que eu me lembro é: Eu ouvia gritos. Era como estar num sonho, mas acordado ao mesmo tempo. E tudo que eu escuto é: Por favor, não! Pare! E aí… Eu sei lá. Na manhã seguinte, eu estava numa cela de cadeia. Eu não sabia como tinha ido parar lá. E eu pensei assim: Ah, não… O que foi que eu fiz?

Ficha Técnica
Direção / Orientação: Marcelo Porqueres
Secretária: Élida Garcia

Elenco:
Adriana Brasil, Allan Gatti, Bruno Inc., Carla Biancalana, Daniella Dominguez, Emerson Totoya, Fábio Santos, Juan Moreno, Leonardo Coelho, Luca Dresler, Priscila Bissoli, Rafael Anathan, Rafaela Antonioli, Renata Fagionato, Samara Fonseca, Vitor Hugo Passos, Yasmim Santa Rosa, Ellis Almeida.

Serviço
Mostra de Formatura
Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes
Turma Adulta
BLECAUTE!
16 e 17 de dezembro – Domingo e segunda – 20h
Ingressos: 20 reais inteira / 10 reais estudantes e antecipados.
Informações: www.fabricadasartes.art.br

Anúncio