17.6 C
Americana
sábado, 20 abril, 2024
Início Notícias Palhaçada no Fábrica das Artes

Palhaçada no Fábrica das Artes

Depois de passar por Capivari, Unisal, Faculdade Anhanguera, Comunidade religiosa do Jardim dos Lírios e Parque Ecológico de Americana, finalmente chega ao Fábrica das Artes a mais recente montagem do GTT – Grupo Teatral Ta´lento, a comédia circense O Palhaço sou eu, décimo nono espetáculo da companhia, que será encenada neste final de semana, 21 e 22 de outubro, sábado e domingo às 20h. O ingresso é o Ticket Cultura (O Público decide o quanto deve ser pago).

É a primeira vez que um espetáculo do GTT, que é o mantenedor do Espaço Fábrica das Artes, se apresenta tantas vezes em outros locais, antes de pisar o palco de sua própria casa. Segundo Carlos Justi, diretor do espetáculo, isso se deu ao acaso. O espetáculo foi concebido para ser apresentado em espaços alternativos, e na rua e quando chegou o momento da estreia, pintou um convite para uma apresentação na cidade de Capivari. Assim a estreia aconteceu na vizinha cidade em 2 de setembro. Depois, houve algumas apresentações em Americana, e finalmente, chega ao Fábrica, neste final de semana, trazendo muitas expectativas. “Esperamos provocar no nosso público a mesma sinergia de outras localidades, despertando o riso de forma simples e contagiante”, comenta Justi.

O Espetáculo
Partindo da ideia de que todos tem um palhaço dentro de si, o GTT reuniu três atores com envolvimento na pesquisa de clown para um desafio: Mostrar que o palhaço que existe em cada um pode responder a estímulos e surgir em situações divertidas com sutileza e graça.

O espetáculo é composto por 7 cenas e infinitas possibilidades, como um mosaico que vai se formando a partir da interação entre os atores e o público. A base do espetáculo são gags circenses clássicas e cenas criadas pelos atores, com o propósito único de entretenimento para todas as idades.

Sinopse
Em “O Palhaço sou eu”, três atores palhaços se revezam em cenas divertidas a partir de clássicas gags circenses. Situações embaraçosas do cotidiano são abordadas como o medo de se expor em público, a “esperteza” do ingênuo, as mancadas do desastrado, a mágica pela ótica do palhaço, entre outras.

O processo
Fortemente influenciado pelo circo em sua trajetória profissional o diretor Carlos Justi propôs ao grupo um espetáculo modulado, que pudesse atender todas as possibilidades de apresentações, tanto de espaços/ ambientes como de tempo de duração. O objetivo é ter um espetáculo que possa ser levado para diferentes lugares, podendo ser de 10 minutos a uma hora de duração, de acordo com o número de cenas disponibilizadas na apresentação.  Décimo nono espetáculo do GTT, O Palhaço sou eu naceu da necessidade que o grupo sentia de ter um espetáculo que pudesse dialogar mais com a comunidade, indo ao encontro do público, onde ele estiver.

Com o uso da máscara neutra e pesquisa de gags circenses o grupo desenvolveu inúmeros exercícios e jogos, em busca do palhaço de cada um dos três atores. A experiência do trio no teatro convencional não foi desprezada, ao contrário, foi agregada ao processo, de forma a potencializar as ações dramáticas em busca do riso, a partir do ridículo de cada um e das situações criadas.

Curta nossa página no facebook – Clique aqui

Ficha Técnica
O Palhaço sou eu
Dramaturgia – O Grupo
Direção – Carlos Justi
Elenco – Carlos Eduardo Nascimento, Elliot Souza e Ellis Almeida
Cenografia – Elliot Souza
Figurinos – Carlos Eduardo Nascimento
Sonoplastia – Carlos Justi e Carlos E Nascimento
Lona Picadeiro – Sandro Volpini
Fotografia – Tatiana Sajorato
Produção – GTT / Fábrica das Artes

Serviço
Teatro Circense – 50 minutos – livre
O Palhaço sou eu
21 e 22 de outubro – Sábado e domingo – 20h
Ingresso: Ticket Cultura – Distribuição a partir das 19h
Informações: 98838.1990

- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments