23.2 C
Americana
quinta-feira, 28 março, 2024
Início Notícias Um artista da fome

Um artista da fome

A Sarcástica Companhia de Teatro, de Limeira, apresenta no palco do Fábrica da Artes nos dias 5 e 6 de maio, o seu espetáculo: Um artista da Fome de Franz Kafka. Os ingressos são no Ticket Cultura, modalidade de ingresso onde o público decide o valor a ser pago (Os tickets serão entregues para todos os interessados no dia do espetáculo 1h antes do evento por ordem de chegada).

Publicado no ano de sua morte, o conto “Um Artista da Fome” abre a coletânea homônima de Kafka. A história trata de um jejuador profissional – segmento artístico há tempos esquecido e que consistia em voluntários capazes de passar dias ou meses sem colocar sequer uma migalha de comida na boca. O jejum é a grande façanha de sua vida, mas o recorde do Artista é sempre interrompido pelo público que, após 40 dias, perde o interesse na atração.

A MONTAGEM

Nesta adaptação teatral, dirigida por Daniel Martins e com os atores da Sarcástica Companhia, o texto de Kafka reclama a sua atualidade. Longe da leitura purista, o coletivo busca se apropriar do escritor tcheco com uma nova roupagem, convergindo o drama do jejuador profissional – o solitário herói kafkiano – para o universo da arte contemporânea, em constante impasse identitário e vítima de uma sociedade imediatista e virtual.

Um Artista da Fome procura o grito inaudito de uma arte cada vez mais desinteressante e descartável (porque cada vez mais produto), distanciada e estraçalhada por uma sociedade ávida por consumo e novidade. Baseado nas obras Um Artista da Fome e Amerika, este espetáculo propõe, pela rota literária de Kafka, uma autorreflexão sobre o papel da arte no cenário contemporâneo. Afinal, qual é o peso da arte nas nossas vidas? É possível viver sem arte? Perguntas do Poeta de Praga que atravessam décadas.

O AUTOR

Considerado um dos maiores nomes da Literatura Universal de todos os tempos, oescritor tcheco FRANZ KAFKA consagrou- se postumamente com clássicos como O Processo e O Castelo. Sua literatura, situada no início do século XX, trata da alienação do homem, aqui flagrado como um indivíduo tragicômico, solitário e inaudito, vivenciando o absurdo de sua
condição nos labirintos burocráticos da sociedade moderna.

Advogado por formação, trabalhou em uma companhia de seguros na cidade de Praga, onde nasceu e viveu boa parte de seus dias. Em vida, publicou poucas obras como o celebrado A Metamorfose e a coletânea de contos Um Artista da Fome.

Morreu praticamente no anonimato, vítima da tuberculose e sem o reconhecimento da sociedade de sua época. Em seu leito de morte, deixou ordens expressas ao amigo Max Brod para que queimasse seu espólio literário – desejo jamais atendido.

A COMPANHIA

O trajeto da Sarcástica Companhia começou em 2007, quando Daniel Martins fundou as bases de seu Teatro Escola – numa proposta estética e pedagógica voltada para a adaptação de clássicos da Literatura Universal junto a crianças e adolescentes. Ancorado por autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, William Shakespeare e Anton Tchekhov, o elenco marca presença em festivais nacionais e internacionais, além de turnês pelo Estado.
Em 2011, conforme os atores cresciam, sentiu-se a necessidade da criação de uma Companhia, composta pelos intérpretes mais velhos da casa, a fim de avançar no experimento cênico. Nascia desta forma a Sarcástica Companhia, grupo sediado no Teatro Escola Daniel Martins.
No currículo, carregam espetáculos como A Vida é Sonho, Alta Fidelidade e Asterios Polyp – este último agraciado com o Expedições Cênicas pela Secretaria de Estado da Cultura.
Seu atual trabalho, Um Artista da Fome, baseado na obra de Franz Kafka, estreou em agosto de 2016 no Casarão Cultural em Campinas. A adaptação de Kafka, com recente participação no Festival de Curitiba, apresentou-se na qualidade de espetáculo convidado no International Sharing Theatre Festival, em Trieste, na Itália, e no Anazitites Theatrou Cultural Association, em Thessaloniki, na Grécia.

FICHA TÉCNICA

UM ARTISTA DA FOME de Franz Kafka
Sarcástica Companhia apresenta
Direção: Daniel Martins
ELENCO: Ana Lídia Durante | Daniel Martins | Giovanna Clara Pereira |
Jéssica Souza| Jhonatan Xavier | Monique Acsa | Yohana Bass
PRODUÇÃO: Giovanna Clara Pereira | Jéssica Souza
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ana Lídia Durante | Giovanna
Clara Pereira | Jéssica Souza
ILUMINAÇÃO: Daniel Martins
OPERAÇÃO: Leonardo Fioretti
SONOPLASTIA: Boris Moreno
EDIÇÃO DE SOM: Amauri Bosco
DIREÇÃO MUSICAL: Daniel Martins
FIGURINOS: Rose Sathler
CENOGRAFIA: Rodrigo Zovico
DRAMATURGIA: Daniel Martins
PROJETO GRÁFICO: Boris Moreno | Monique Acsa
DIREÇÃO GERAL: Daniel Martins

Serviço


UM ARTISTA DA FOME de Franz Kafka
Sarcástica Companhia apresenta
5 e 6 de maio – sábado e domingo – 20h
Duração: 120 min.
Ingresso Ticket Cultura
Informações 19 – 98838-1990

- Advertisment -
- Ajude a manter o espaço -

Most Popular

Recent Comments