21.6 C
Americana
sábado, 20 abril, 2024
Início Notícias A Cia dos Náufragos se apresenta neste domingo no Parque Ecológico

A Cia dos Náufragos se apresenta neste domingo no Parque Ecológico

Viajar, partir em busca do desconhecido e descobrir-se a si mesmo. Este é o ponto de partida do espetáculo A Ilha Desconhecida, que a Cia dos Náufragos, de Campinas, trás para Americana. A apresentação acontece neste domingo, dia 28 de abril, às 11 horas, no Parque Ecológico de Americana. O ingresso é no chapéu (Ticket Cultura) modalidade de ingresso onde o espectador decide o valor a ser pago.
 
28 Abril – Domingo – 11h
Parque Ecológico
A Ilha Desconhecida
Cia dos Náufragos – Campinas
Musical / Livre / 60 minutos
 
A apresentação estava prevista para acontecer no dia 7/4 às 11h no Parque Ecológico, dentro da programação da 10ª Americana Mostra, e devido ao mau tempo, com chuvas contínuas naquela manhã foi transferida para este domingo, 28/4.
 
Livremente inspirada na obra de José Saramago a Cia dos Náufragos reconta através de uma trupe de atores/marinheiros a jornada de um homem em busca da misteriosa ilha desconhecida. Em sua trajetória nosso herói irá enfrentar diversos obstáculos: um rei despótico e sua política de favores, ferozes burocratas, marinheiros incrédulos e uma inesperada companheira de viagem. Uma alegoria da nossa busca pelo sentido do mundo e uma sátira da situação do mesmo.
 
“Caminhante: não há caminho. O caminho se faz ao caminhar.”
Antonio Machado
 
Viajar, pôr-se em viagem, partir em busca do desconhecido e descobrir-se a si mesmo. Um dos temas fundamentais da experiência humana, quiçá o tema essencial, é o cerne do conto de Saramago que serve de base à montagem concebida pela Cia. Dos Náufragos: “A Ilha Desconhecida”.
 
A proposta de encenação foi construída a partir do trabalho do elenco com a palavra falada e cantada. A fábula é narrada, ora diretamente ao público, ora por meio de diálogos entre os diversos personagens representados pelos atores. Transitando entre a contação de história e a performance teatral, o elenco também executa, ao vivo, toda a trilha sonora da peça, criada a partir de composições da própria companhia, além de obras do folclore e do cancioneiro popular brasileiro.
 
A Cia. dos Náufragos foi criada em 2012 na cidade de Campinas pelos atores/músicos formados no curso de Arte Cênicas da Unicamp Cristiane Taguchi, Miguel Damha, Renan Villela e Esteban Alvarez. O grupo desenvolve desde sua criação uma pesquisa acerca de dois temas essenciais à visão artística do coletivo: o primeiro tema é o teatro de rua não apenas como estética teatral, mas como veículo de militância cultural visto o enorme abismo que se criou atualmente entre o público e a arte teatral, portanto, através da ocupação do espaço público pretendemos nos somar a luta pela acessibilidade, democratização e disseminação do teatro.
 
O segundo tema de pesquisa desenvolvido pela companhia é a exploração da música como dramaturgia de cena, ou seja, a música não apenas como adorno ou pano de fundo da encenação, mas também o uso das múltiplas formas onde essa tornar-se um signo teatral dentro do jogo de cena, inclusive utilizando dos elementos incidentais e improvisacionais que o ambiente da rua oferece.
 
Ficha Técnica
Autor: Miguel Damha
Diretor: Moacir Ferraz
Duração: 60
Gênero: Comédia Lírica Musical
Faixa etária: Livre
Elenco: Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela
Cenografia:Thalita Castro
Figurino: Laura Françoso
Sonoplastia: Érico Daminelli
Montagem: Miguel Damha
Produção: Miguel Damha e Cristiane Taguchi
Cenotécnica: Érico Daminelli
Maquiagem: Miguel Damha
- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments