22.6 C
Americana
sexta-feira, 29 março, 2024
Início Notícias FÁBRICA LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA INFANTIL

FÁBRICA LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA INFANTIL

A Associação Fábrica das Artes de Americana lança oficialmente no dia 10 de novembro, quinta feira, às 20 horas na sede da Associação o documentário A Mão do Futuro, um retrato sobre a violência infantil e suas consequências, produzido pelo Fábrica com recursos do Programa de Ação Cultural – Proac do Governo do Estado de São Paulo. A entrada é gratuita.

A violação dos direitos da criança e do adolescente em Americana especialmente durante a pandemia de Covid19, as experiências dos profissionais envolvidos no assunto e as providencias que estão sendo tomadas para mitigar o problema são abordadas no documentário que reúne depoimentos de especialistas da saúde, educação, desenvolvimento humano e conselho tutelar.

Com duração de 45 minutos , o documentário fala sobre os tipos de violência, como identificá-las, quais os procedimentos para cada situação e qual é o protocolo de atendimento e acompanhamento na cidade de Americana. Profissionais como Alcimara Silva Batalhão, Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Americana, Drª Lea Amabile, Técnica de referência em violência da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Americana, Elizabeth Brito, Pedagoga da Secretaria de Educação de Americana, Drª Rosa Maria Reis Sacilotto, Médica Pediátrica e Hebiatra e Rodrigo Miletta Souza da Rocha, Conselheiro Tutelar descrevem a rotina de acompanhamento e providencias nos casos notificados na cidade.

A Drª Lea Amabile e a pedagoga Elizabeth Brito
foram entrevistadas no Documentário A Mão
do Futuro, produzido pelo Fábrica das Artes

O documentário é fruto do projeto Fábrica Vive, contemplado com recursos do Programa de Ação Cultural – Proac do Governo do Estado de São Paulo. O Fábrica foi contemplado em 2021 com 50 mil reais que ajudaram a bancar a sobrevivência do espaço, depois de quase dois anos fechado, por conta da pandemia de Covid. Como contrapartida, o Fábrica se prontificou a criar um vídeo abordando o tema da Violência contra a criança e o adolescente, que, de acordo com números oficiais, teve um crescimento significativo durante a pandemia.

A Mão do Futuro propõem uma reflexão sobre o tipo de adulto que queremos no futuro. A mão pode tanto acolher como violar e isso é muito presente no cotidiano das famílias. A maior incidência de violações contra crianças e adolescentes ocorre dentro de casa, na maioria dos casos o violador é muito próximo da vítima.

Carlos Justi, diretor do documentário revela que após o lançamento oficial, o vídeo será disponibilizado no youTube para que escolas, igrejas, sindicatos, associações e a população em geral possam ter acesso ao conteúdo. “A idéia é que o documentário possa ser uma fonte de pesquisa, especialmente quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de constatação de algum ato de violação dos direitos das crianças e adolescentes”, finaliza Justi. Clique aqui para ver o vídeo

SERVIÇO
Documentário “A Mão do Futuro”
Lançamento oficial – 10 de Novembro – Quinta – 20h
Fábrica das Artes – Rua Dr Cícero Jones 146 – Americana
Entrada Franca
Informações (19) 98838-1990

- Advertisment -
- Ajude a manter o espaço -

Most Popular

Recent Comments