24.6 C
Americana
sexta-feira, 19 abril, 2024
Início Notícias FÁBRICA COMPLETA 21 ANOS

FÁBRICA COMPLETA 21 ANOS

FÁBRICA COMPLETA 21 ANOS

O sonho de duas companhias (Macamã e Ta’lento) de ter um espaço próprio para ensaios e apresentações virava realidade em 8 de junho de 2001, quando uma cerimônia com a presença de autoridades, artistas e muitas atrações culturais abria oficialmente o Espaço Fábrica das Artes. Foram investidos na adaptação do prédio para acomodar o projeto, naquela época, mais de 25 mil reais, o que daria hoje, corrigido pelo IPC-FIPE um valor corresponde a cerca de 80 mil reais.

Diversas ações foram implementadas para custear a formatação e a manutenção do projeto. Inicialmente as duas companhias entraram com recursos próprios e com recursos de projetos de teatro escola. Na sequência foi criado um jornal, em formato tablóide, com conteúdo cultural, onde eram comercializados espaços publicitários e toda a renda era revertida ao Fábrica. Mais tarde, foi criado o Curso Livre de Teatro, que passou a ser o esteio financeiro da instituição, que em 2009 se tornou Associação e em 2013 foi declarada entidade de utilidade pública municipal.

Nesses 21 anos de atividades, o Fábrica das Artes realizou cerca de 1.400 eventos entre apresentações de teatro, dança, música, cinema, além de exposições, palestras, oficinas e workshops, com público aproximado de 95 mil espectadores ao longo do período. Produções teatrais próprias além de inúmeras apresentações de artistas convidados, de diferentes segmentos, da cidade e região compõem a agenda do Fábrica. Atividades que circulam via “Circuito Cultural Paulista” ou Programa de Ação Cultural – ProAC, sempre encontram espaço no palco do Fábrica das Artes para dialogar com o público.

A maioria das atividades realizadas no Fábrica são abertas ao público sem cobrança de ingresso ou a preços populares. O público e os artistas são estimulados a ocupar o Fábrica permanentemente, criando sinergia em busca da difusão da arte e liberdade de expressão.

Veja Também: O Fantasma da Roça volta a assombrar o Fábrica das Artes
Alunos da rede pública visitam o Fábrica

FESTIVAIS
O Fábrica é responsável pela realização do Festival de Artes “Americana Mostra”. Foram 10 edições (de 2010 a 2019) com a realização de 170 atrações e público de 34.000 espectadores, no período. A Mostra tem por característica promover o diálogo entre os diferentes segmentos culturais. Em cada edição, além do Teatro, carro chefe do Fábrica, abrimos espaço para outras vertentes culturais, como a música, dança, literatura, artes visuais entre outras. Com essa estratégia, fortalecemos o movimento cultural independente da cidade, estimulamos a troca de experiências entre os artistas e contribuímos de forma efetiva para a formação de público.


No período de 2007 a 2012 o Fábrica realizou a “Mostra de Cenas Curtas”, reunindo diferentes companhias teatrais de todo o Estado de São Paulo, para apresentações curtas, entre 10 e 15 minutos, seguidas de debate com o público.

CURSO DE TEATRO
Mantém desde 2004 o Curso Livre de Teatro com montagem de mais de 50 espetáculos com alunos, formando mais de 900 atores e atrizes, à partir de 8 anos de idade. Atualmente o curso atende alunos em quatro turmas distintas, separadas por faixa etária, a partir de 8 anos.

- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments