21.6 C
Americana
sexta-feira, 24 maio, 2024
Início Site
0
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

9AM | ALMAS PEREGRINAS

24 24America/Sao_Paulo fevereiro 24America/Sao_Paulo 2018 | 20:00 à 20:10

O espetáculo “Almas Peregrinas” tem como intuito estabelecer reflexão acerca da relação opressor e oprimido, partindo do ponto de vista do oprimido, em uma realidade fantástica na qual a inércia e a culpabilidade desse povo os faz sofrer e revolver seus pecados num círculo vicioso sem possibilidade de perdão.

O Núcleo Teatral Opereta de Poá sobe ao palco da 9º edição do Americana Mostra de 2018, no dia 24 de fevereiro as 20h com o espetáculo “Almas Peregrinas” com direção de Ailton Ferreira. O grupo se apresenta no Teatro da Associação Fábrica das Artes e o ingresso é o Ticket Cultura (O público não paga para entrar e no final decide o quanto vale o espetáculo).

Partindo do livro “Pedro Páramo”, do escritor mexicano Juan Rulfo e acrescido de várias referências, em especial do “Discurso sobre a Servidão Voluntária” de Étienne de La Boétie, o Núcleo Teatral Opereta (NTO) apresenta a livre adaptação “Almas Peregrinas” que conta as várias histórias de uma cidade-fantasma que são despertadas com a chegada de Juan, o único filho legítimo de Rubão Barros e que, de forasteiro, se revela um filho da terra. Na cidade, os personagens estão mortos e caminhando em pena, relembrando suas existências e murmurando suas culpas e inércia.
Este lugarejo é marcado pelos mandos e desmandos de Rubão Barros, um poderoso local e dono de vasta extensão de terra, que todos temem e servem sem questionar, mesmo que essa relação seja abusiva e opressiva.
Ao contar essa história, que imageticamente se passa nos confins fronteiriços de uma América Latina devastada pelo domínio ególatra de homens que agem como reis, o NTO pretende questionar a relação de subserviência que se dá nas diversas camadas sociais que compõem, em especial a latino-americana. Trata-se de um singelo recorte que ilustra as facetas de uma sociedade machista, capitalista e corrompida pelo poder.
Os personagens estão presos nessa relação de opressor e oprimidos, numa contínua roda de auto-flagelo lamentando, em morte, suas dores e a forma como foram tratados pelo senhor. Porém, não tiveram força para agir e mudar a realidade, e sentem prazer em servir para estas pessoas, ainda que o prazer venha da dor.
A figura da mulher também é questionada; na peça as mulheres são oprimidas e objetificadas, com exceção da personagem Dodema, que assume uma posição mítica e atravessa a história com pleno domínio das relações e goza de liberdade, como uma manifestação das antigas tradições femininas.

 

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama
Elenco: Anderson Borges – Camila Rafael – Dora Nunes – Edson Guilherme –
Jhony Uriel – Marco Senna – Patty Nascimento – Priscila Klesse
Dramaturgia: Camila Rafael
Direção: Ailton Ferreira
As. de Direção: Priscila Klesse
Cenografia: Marco Senna e grupo
Criação de Figurino: Pâmella Carmo e grupo
Músico e Direção Musical: Fílipi Lima
Músicas: Camila Rafael, Fílipi Lima e Silas Xavier
Maquiagem: Priscila Klesse
Fotografia e Projeto Gráfico: Giulia Martins
Iluminação e Op. de Luz e Som: Taciano Holanda
Assessoria de Imprensa: Delcimar Ferreira e Núcleo de Mídia Opereta
Captação e Edição de Vídeo: Giulia Martins e Taciano Holanda

SERVIÇO

9ª AMERICANA MOSTRA 2018
Almas Peregrinas
Teatro Adulto – Drama – 70 minutos – 12 anos
24 de fevereiro 2018 – Sábado – 20 horas
Ingresso – Ticket Cultura
Informações 19 – 98838-1990

 

 

Detalhes

Data:
24 24America/Sao_Paulo fevereiro 24America/Sao_Paulo 2018
Hora:
20:00 à 20:10
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,
Website:
www.fabricadasartes.art.br/americanamostra

Organizador

Grupo Teatral Talento
Ver site do Organizador

Local

Fábrica das Artes
Rua Dr. Cícero Jones, 146 - Vila Redher
Americana, São Paulo 13465-370 Brasil
+ Google Map
Telefone
19 3645 1990
Ver site do Local
Anúncio[adinserter block="4"]