CIA CALEIDOS ABRE TEMPORADA 2019 DO FÁBRICA

0
351
Caleidos Cia de Dança é atração no Fábrica dia 16 de março, às 20h

Como uma notícia atravessa um corpo? Como um corpo reverbera um noticiário? Com essas perguntas O Caleidos Cia de Dança abre a temporada Cultural do Espaço Fábrica das Artes, em Americana com o espetáculo de dança “A Notícia”, 24º trabalho da companhia paulista que, mais uma vez, se volta sobre o tema da violência na cultura do macho. A apresentação financiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC acontece no dia 16 de março, sábado, as 20h, com entrada gratuita.

Espetáculo solo com o intérprete criador Nigel Anderson, “A Notícia” trata da violência contra homossexuais no Brasil e no mundo por meio da narrativa crítica do noticiário a respeito desse tema que se desdobra numa rede textual evocando afetos, informações e memórias que se transformam em movimento no corpo múltiplo do ator dançarino. Notícias que revelam crimes homofóbicos são dançadas e atravessadas por memórias de vida do intérprete-criador e por postulados científicos e documentais, formando uma rede narrativa caótica e não-linear que costura texto e dança revelando e discutindo questões do não-macho na sociedade atual.

Veja também Americana Mostra terá encontro de dança.

“A Notícia” é uma extensão do espetáculo “Mairto” – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, criado a partir da notícia do assassinato de um homossexual em São Paulo. E, assim como “Mairto”, “A Notícia” é resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças.

O espetáculo é dividido em três atos e notícias distintas. O primeiro ato refere-se a uma notícia de agressão gratuita e motivada pela homofobia, ocorrida em 2010, quando três jovens homossexuais foram agredidos com uma lâmpada fluorescente na avenida Paulista, em São Paulo.

O segundo ato trata da patologização da homossexualidade representada pela notícia da aprovação, pelo STF, da cura gay, além de matérias sobre pessoas que foram submetidas a tratamentos de reversão sexual ou de expulsão de demônios.

O terceiro ato aborda a criminalização dos gays, com notícias internacionais sobre campos de concentração para extermínio gay, lista de homossexuais procurados pela polícia em Uganda, enforcamento e apedrejamento no Irã e Arábia Saudita.

Todas as notícias são dançadas e as danças são atravessadas por memórias de vida do intérprete-criador, além de falas científicas e elementos de cênicos documentais numa narrativa caótica e não-linear que costura texto e dança.

Sobre o Caleidos Cia. de Dança

Fundada por Isabel Marques e Fábio Brazil em 1996, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve trabalhos cênicos nas interfaces entre a dança e a educação. Pautada pela investigação sobre a interatividade na dança contemporânea, há 21 anos pesquisa as relações entre a poesia, o jogo cênico e princípios de Laban, tendo produzido 24 espetáculos dentro desta proposta. Os projetos e espetáculos da cia. já foram contemplados pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (SMC/SP), Programa de Ação Cultural (SEC/SP), Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (MinC/BR) e Prêmio Estímulo de Dança (SMC/SP).

Serviço
Espetáculo “A Notícia”
Dança contra homofobia; notícias que atravessam corpos
Caleidos Cia. de Dança
16 de Março – Sábado – 20h
Fábrica das Artes – Americana
Ingresso: Entrada Franca.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 16 anos
Informações: 19 98838-1990

Anúncio