20.6 C
Americana
domingo, 28 abril, 2024
Início Agenda CIA DA ENTROPIA CHEGA AO FÁBRICA COM RETALHAÇÕES - UM TALHO NO...

CIA DA ENTROPIA CHEGA AO FÁBRICA COM RETALHAÇÕES – UM TALHO NO TEMPO

Chega a Americana (SP), neste final de semana, o espetáculo Retalhações – Um Talho no Tempo, com entrada Franca. Uma proposta cênica potente que, ao misturar teatro, poesia e vídeo, convida o público a refletir sobre a violência de gênero e as amarras invisíveis que, ainda hoje, aprisionam as mulheres em papéis e expectativas limitadas.

Aprovado com recursos do Programa Ação Cultural (ProAC 01/2022), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a peça é uma realização da Cia da Entropia, de São José dos Campos, e tem o apoio gestor da Cooperativa Paulista de Teatro. Serão duas apresentações gratuitas na cidade. Uma no sábado (14) e outra no domingo (15), sempre às 20h, ambas na Fábrica das Artes, que fica na rua Cícero Jones, 146, Vila Rehder. Mas, atenção: os ingressos são limitados. Reservas antecipadas devem ser feitas pelo telefone (19) 3645-1990. A orientação é chegar uma hora antes do espetáculo para retirar o ingresso. Reserve já o seu.

O espetáculo “Retalhações – Um Talho no Tempo” é uma peça teatral provocativa, que se desenrola através das vozes entrelaçadas de três narradoras que abrem janelas para as vidas de mulheres diversas, cada uma com sua própria jornada de desafios, resistência e empoderamento. Uma tessitura de histórias que revelam as experiências vividas e interligadas de mulheres lutando contra as correntes da opressão. O espetáculo revela os cárceres e as feridas infligidas pelo patriarcado ao mesmo tempo em que celebra a resiliência e a determinação das mulheres.

“A peça é resultado de um processo de pesquisa sobre os diversos cárceres femininos criados pela estrutura de uma sociedade machista e patriarcal. Um processo de estudo para ajudar a criar um talho poético na casca dura de nossa cultura que sustenta a opressão e a discriminação de gênero. O projeto propõe um mergulho em questões sensíveis ao universo feminino, organizando teatralmente um panorama complexo na qual são elaborados os pequenos e os grandes traumas talhados na alma da maioria das mulheres da nossa sociedade de homens de bem”, disse o diretor, Fernando Rodrigues.

O texto, da dramaturga Rafaela Penteado, é um entremeado de emoção e sutileza, que desenha um mosaico de experiências espinhosas e sensíveis que, muitas vezes, a sociedade prefere não encarar. “Meu lugar nesse jogo foi construir um ambiente de escuta, capaz de agregar as diferentes proposições artísticas. Ora carregando, ora me deixando carregar por uma equipe inspirada e colaborativa, com todo o encanto e caos que marcam esses processos. Esperamos que o público aprove o resultado”, disse Fernando. Após a estreia em São José dos Campos, a peça vai percorrer outras quatro cidades do interior, a partir de outubro: Registro, Americana, Cubatão e Jacareí.

Cia da Entropia
A Cia da Entropia nasceu oficialmente em 2018, em São José dos Campos, da união das experiências da atriz Simone Sobreda em produção e atuação, e de Elton Dietrich, em administração e gestão financeira. A Cia da Entropia faz uso de estruturas do teatro contemporâneo, documental e narrativo para trazer em seus processos os temas sociais e políticos que impulsionam seus criadores na vida e no fazer artístico. A entropia é uma variável de estado da termodinâmica que é popularmente associada ao conceito de desordem. O nome foi escolhido, portanto, devido ao caos interno e externo que coabitam os artistas e que, a partir dessa desordem, transformam-na em arte.

SERVIÇO:
“Retalhações – Um Talho no Tempo”
Cia da Entropia – São Jose dos Campos – SP
14 e 15/10 – sábado e domingo às 20h
LOCAL: Fábrica das Artes (rua Cícero Jones, 146, Vila Rehder)
ENTRADA: gratuita
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos DURAÇÃO: 50 minutos
RESERVA DE INGRESSOS: pelo telefone (19) 3645-199
CIA da ENTROPIA Telefones (12) 99128-0524 – Elton Dietrich (12) 99135-6249 – Simone Sobreda
CNPJ – 40.635.453/0001-09 e-mail: ciadaentropia@gmail.co

- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments