26.6 C
Americana
domingo, 3 julho, 2022
Início Notícias MOSTRA DE ALUNOS AGITA O FÁBRICA

MOSTRA DE ALUNOS AGITA O FÁBRICA

Dois anos de muito sofrimento. Assim podemos resumir o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid que assolou o mundo em 2020 e 21, prejudicando de forma devastadora o segmento artístico, em especial o teatro, uma arte essencialmente presencial e aglomerativa. No Fábrica o impacto veio imediatamente, paralisando as apresentações e o curso de teatro. Até tentamos continuar com atividades on-line, com relativo sucesso, mas acabamos sucumbindo às dificuldades da distância.

Veja também: Fábrica completa 21 anos

Passado a turbulência, mas ainda com os cuidados necessários para preservar a vida, o Fábrica retoma o Curso de Teatro em 2022, formando quatro turmas com cerca de 60 alunos e o resultado do trabalho já começa a florescer e será mostrado ao público na 16ª Mostra Medial de Alunos que ocorre nos dias 02, 03, 09 e 10 de julho. Os ingressos antecipados custam 15 reais. Na bilheteria o custo é 30 reais.

Já tradicional na programação do Fábrica, a Mostra Medial (Tem esse nome por que é uma mostra de meio de ano) chega a 16ª edição e reúne as quatro turmas de alunos em apresentações curtas – Máximo de 30 minutos, para mostrar o trabalho realizado no primeiro semestre do curso. O evento foi realizado por 14 anos seguidos, de forma presencial até 2019 sempre com casa lotada e sessões extras. Em 2020 por conta da pandemia a 15ª edição ocorreu de forma virtual. Em 2021, por conta da pandemia não tivemos a Mostra Medial.

Assim como nas edições passadas, este ano cada turma fará três apresentações, duas no sábado e uma no domingo, caso haja necessidade abriremos mais uma apresentação no domingo, com a finalidade de acomodar melhor o público nas dependências do Fábrica.

Calendário
2 de julho – Sábado – 1ª Sessão 18h / 2ª Sessão 20h
3 de julho – Domingo – 1ª Sessão 20h

Turmas: Pré Adolescente e Jovens e adultos
Orientadores: Jotapê Antunes e Bruno Cardoso

09 de julho – Sábado – 1ª Sessão 18h / 2ª Sessão 20h
10 de julho – Domingo – 1ª Sessão 20h

Turmas: Adolescente e Adulta
Orientadores: Luciana Mizutani e Marcelo Porqueres

TURMA PRÉ ADOLESCENTE
Orientador: Jotapê Antunes

D.I.Á.R.I.O.S

Na potência de investigar o nosso centro de interesse, a turma pré-adolescente do Fábrica das Artes, comandada pelo orientador Jotapê Antunes traça o seu grande mapa de desejos e se debruça em histórias reais de grandes garotas pelo mundo. Malala e Anne Frank são investigadas juntamente com o universo dos contos e porque não transformar essas histórias de vida em grandes clássicos atuais.

D.I.Á.R.I.O.S nasce da construção de crianças de 7 a 12 anos que estão no desejo de contar os dias, as horas e boas histórias. Desde Abril a turma está investigando possibilidades de contar novas histórias potencializando a improvisação como fio condutor do processo. Seguir a narrativa das crianças faz parte desde o início dos encontros, possibilitando até mesmo a criação colaborativa do texto, partindo das escritas de Julia Adams, Elena Favilli, Francesca Cavallo e Adriana Carranca.

Sinopse
Todos os dias milhares de histórias acontecem e são contadas ao redor do mundo. Histórias cotidianas que nem sempre possuem um final feliz.
O que você sabe da história do outro?
As curiosidades são caminhos de descobertas diárias e narrativas são criadas para contar o dia-a-dia de algumas pessoas.
Quais os segredos são revelados? Você tem um segredo?
Improvisamos cada dia e chegou a hora de contar os nossos processos diários… Você tem um tempo do seu dia para ouvir algumas histórias?
Convidamos vocês para descobrirem caminhos D.I.Á.R.I.O.S.

A turma pré adolescente é formada por Ana Conrado, Aninha Passos, Ceci Godoy, Davi Novato, Fernanda Aguiar, Larissa Ramos Neves, Lavínia de Abreu, Laura Nardi, Lívia Alves, Luiza Guilarde, Maria Eugênia/Valentina, Mayanna Beatriz, Rafaela Turina e Vitória Moraes.

TURMA JOVENS E ADULTOS
Orientador: Bruno Cardoso

O VENDEDOR DE MÁSCARAS

Em “O Vendedor de Máscaras”, cena dirigida por Bruno Cardoso, o espectador é levado a se questionar até onde iria para conquistar a vida tranquila e despreocupada de um gato. A turma de Jovens e Adultos do Fábrica das Artes, inspirada no anime “Olhos de Gato”, enveredou por uma pesquisa de máscaras e seus diversos significados. Vivendo em um era de extrema rapidez, onde tudo é urgente e as tarefas parecem não caber nas 24 horas que temos por dia, observar um felino apreciando o sol da manhã, sem nenhuma preocupação, a não ser consigo mesmo, tem se tornado cada vez mais sedutor. São inúmeras as coisas que gostaríamos de abandonar em prol de um tempo para nós mesmos, tornando o trabalho deste suspeito vendedor de máscaras cada vez mais fácil.

A partir dessa premissa, o elenco do espetáculo começou a se questionar: “O que nos levaria a comprar uma máscara de gato?”. Através dessas respostas individuais a dramaturgia foi sendo criada coletivamente, encontrando os motivos com os quais o elenco mais se identificava. Assim, acompanhamos três humanos que trocam de corpo com gatos, cada um com sua motivação, mas resumidas em temas universais, como aparências, amor e conflitos familiares. É dessa forma que a direção visa tornar a experiência valiosa tanto

Sinopse
Um grande gato aparece em uma noite escura vendendo máscaras que podem transformar humanos em gatos. A possibilidade de deixar todos os problemas para trás e viver uma vida tranquila, mexe com todos que ouvem a proposta, mas a que preço?

O elenco da turma de jovens e adultos é formado por Ana Clara Amorim, Anncica Docilet, Bea Ferreira, Clara Amaral, Ester Elizabete, Gabriel Aguiar, Henrique Wakimoto, Izumi Lopes, Joyce Fabiane, Julia Ferraz, Lucilena Porfirio, Maila Oliveira, Mariline Cristina, Matheus Mosna e Richard Bruno

TURMA ADOLESCENTE
Orientadora: Luciana Mizutani

NEO GAIA

Inspirados no conto “Golias” que o autor inglês Neil Gaiman elaborou para a estreia do filme Matrix, a turma de adolescentes do Fábrica das Artes, comandada pela orientadora Luciana Mizutani leva ao palco Neo Gaia.

A peça, assim como o filme, transita entre o real e a ilusão, mas pela perspectiva do autor inglês que traz as reflexões sobre o sentido que damos para nossas existências.

Sinopse
E se todo o mundo que a gente conhecesse fosse apenas uma ilusão?
E se ao ver a realidade, te for dada a chance de cumprir um sonho, mas em contrapartida essa realidade é dura?

Onde você escolheria estar? Será que há uma escolha?
Neo Gaia é uma carta de amor, uma carta de despedida e a verdade… uma verdade…

O elenco da turma Adolescente é formado por Ana Buttner, Heloá Beatriz, Isabela Salgals, Jenifer Fonseca, Júlia Regueiro, Karen Dias, Malu Bernardo, Mariana Leiva, Mariana Avanzi, Antonio Tonon, Pablo Arroyo e Victor Hugo.

TURMA ADULTA
Orientador: Marcelo Porqueres

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES

Baseado na obra homônima de Mem Fox “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” é a cena que a turma Adulta do Fábrica, comandada pelo orientador Marcelo Porqueres levará ao palco na Mostra e fala sobre o medo de esquecer a nossa própria história. Quem somos? De onde viemos? O que você carrega em suas memórias?

A montagem da cena passa por um estudo sobre o “Jogo da Amarelinha“ de Júlio Cortázar, onde os atores e atrizes participam de um jogo em determinado momento da cena, e ficam sabendo se sua historia vai acontecer ou não naquele momento junto com a platéia. A pesquisa da cena se baseia nas memórias de familiares dos atores e atrizes da Turma Adulta do Curso Livre.

Sinopse
Guilherme, um menino que mora do lado de um asilo, descobre que sua melhor amiga de 96 anos está perdendo a memória, ele decide resgatar essas memórias de uma maneira muito inusitada…

O elenco da turma adulta é formado por Amanda Gaspar, Beatriz Zequini, Chris Cunha, Giovanna Gomes, Larissa Leite, Lalá Montechiaro, Liz Santos, Mariana Borges, Matheus Bars, Neuza Rodrigues, Renand, Vinni Gomes, Zuzu Santos.

Serviço
MOSTRA MEDIAL DE ALUNOS

2 de julho – Sábado – 1ª Sessão 18h / 2ª Sessão 20h
3 de julho – Domingo – 1ª Sessão 20h

D.I.Á.R.I.O – Turma Pré Adolescente
O Vendedor de Máscaras – Turma Jovens e adultos

09 de julho – Sábado – 1ª Sessão 18h / 2ª Sessão 20h
10 de julho – Domingo – 1ª Sessão 20h

Neo Gaia – Turma Adolescente
Guilherme Augusto Araújo Fernandes – Turma Adulta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
- Ajude a manter o espaço -

Most Popular

Recent Comments