29.6 C
Americana
sexta-feira, 26 abril, 2024
Início Portifólio Pluma e a Tempestade - 2009

Pluma e a Tempestade – 2009

O GTT – Grupo Teatral Talento, mantenedor do Espaço Fábrica das Artes, estreiou no dia 08 de agosto de 2009, às 21 horas no Teatro Fábrica das Artes o espetáculo Pluma e a Tempestade, do dramaturgo Argentino Aristides Vargas.

Pluma é a décima segunda montagem do GTT e navega pelo universo da dramaturgia fantástica, misturando ficção e realidade com muita poesia e reflexão. A direção é de Marcelo Porqueres e o elenco é formado por Keyla Curciol, Juliana Gobbo, Guga Trevisan, Patrícia Camargo, Luciano Oliveira e Nayane Pertile. O projeto de luz é de JJ Bart e a sonoplastia original de Ricardo Lupe.

Na montagem, o público “visitará” diversos locais baixos da sociedade e da alma humana, refletindo sobre sua própria existência. O texto de Vargas utiliza-se de uma linguagem metafórica para mostrar a condição humana e ao mesmo tempo tecer uma crítica à sociedade atual.

Pluma que não é nem homem nem mulher, adulto ou criança, nos mostra a trajetória do homem à partir de sua própria trajetória: Os ensinamentos que moldam a alma do personagem passam por extremos como a prostituta e a religião, o amor e a frustração, convivendo com a fome material e espiritual. Apesar de tudo, a personagem nos ensina que é possível viver na tempestade com a leveza de uma pluma.

Pluma e a Tempestade vem sendo trabalhado pelo GTT desde meados de 2008. A partir de abril deste ano, a montagem vem sendo acompanhada pelo dramaturgo Cássio Pires, orientador do projeto Ademar Guerra.

Criado em 1997, o Projeto Ademar Guerra é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, através da Assaoc – Associação Amigos das Oficinas Culturais e tem como objetivo principal propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta é a primeira vez que o GTT se beneficia desse mecanismo para ampliar seus conhecimentos e o resultado tem sido muito interessante, pois está possibilitando um olhar diferente sobre as dramaturgias desenvolvidas e utilizadas pelo grupo.

O projeto Ademar Guerra tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, que oferece o pagamento das despesas de transporte e alimentação na visita quinzenal do orientador Cássio Pires à Americana.

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Porqueres
Preparação Geral: Cassio Pires (Projeto Ademar Guerra)
Elenco: Keyla Curciol, Juliana Gobbo, Guga Trevisan, Patrícia Camargo, Luciano Oliveira e Nayane Pertile.
Iluminação: JJ Bart
Sonoplastia Original: Ricardo Lupe
Figurinos e adereços: Juliana Gobbo e Marcelo Porqueres
Fotos e Designer: Carlos Justi
Produção: Grupo Teatral Ta’lento

- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments