28.6 C
Americana
sábado, 27 abril, 2024
Início Notícias “MENTIRA.BR: UM ESTUDO DE CASO” COLOCA A MENTIRA EM CENA E BRINCA...

“MENTIRA.BR: UM ESTUDO DE CASO” COLOCA A MENTIRA EM CENA E BRINCA COM VERDADE, INFORMAÇÃO E NARRATIVA

Qual foi a última mentira que você contou? Como se faz uma mentira? Quantas vezes uma mentira deve ser contada para se tornar verdade? Esses foram alguns dos questionamentos que impulsionaram a criação do espetáculo Mentira.Br: Um estudo de caso, que estará pela primeira vez em Americana, em apresentação única, dia 02 de setembro – sábado, as 20 horas. Ingressos à venda por 20 reais. Clique aqui para comprar o seu ingresso.

Investigando o tema por várias perspectivas, a peça convida o espectador a criar um panorama de mentiras, indo desde as pequenas que contamos casualmente, passando pelas criadas num palco até às ditas a uma nação.

“Nós vamos chorar nesta peça. E vocês vão acreditar que é verdade”, a Muvuca de Teatro jura no prólogo e brinca com o público em 23 cenas dinâmicas, mentirosas e verdadeiras. De dicas para chorar, passando por confissões e discursos à juras oficiais, as cinco pessoas em cena orquestram uma sinfonia de narrativas que coloca a mentira como dispositivo.

A partir de diferentes materiais, a muvuca investiga o tema numa linguagem cômica, informativa e performativa. O espetáculo entrelaça “dados reais, ironias, ambiguidades, ilusão, empatia, verdades e mentiras”, diz a diretora Giovanna Zottis, para expor “fatos do nosso país em uma produção cênica crítica e contemporânea”. Com dramaturgia autoral, foi o projeto de conclusão do curso de Artes Cênicas da UNICAMP em 2022 e contou, além da direção, com a interlocução artística de Lígia Souza e dramaturgismo de Alanis Mahara.

Num processo colaborativo, a muvuca, composta por Ana Fariña, Larissa Blanco, Maurício Oliveira, Pedro Ribeiro e Vinícius Zaggo, explorou a escrita em cena como forma de criação, pesquisando as possibilidades de mentir dentro e fora do palco. “O ensaio sobre a mentira é uma peça-jogo dividida em três atos, onde os atuantes elaboram questões, compõem espaços cenográficos, criam esquetes e operam tecnicamente” diz Felipe de Menezes, na apreciação ao espetáculo que esteve na programação do 28º FETESP, “além de não perderem, em nenhum momento, a comunicação interativa com as pessoas espectadoras”.

Mentira.Br: Um estudo de caso compôs ainda a programação de diferentes Festivais e possui prêmios por sua dramaturgia, cenografia e atuação em coro. Sua estreia em Americana é no espaço Fábrica das Artes, no dia 02 de setembro às 20h, e os ingressos já podem ser adquiridos.

MENTIRA.BR: UM ESTUDO DE CASO
MUVUCA DE TEATRO
@muvucateatro de Campinas/SP | Espetáculo Adulto
Dia: 02/09 – Sábado
Horário: 20h | Local: Fábrica das Artes
Endereço: Rua. Dr. Cícero Jones, 146, Vila Rehder – Americana/SP.

Duração: 80min | Classificação etária: 12+
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia) (disponível no site ou bilheteria física)
Informações: +55 11 95934-5227

- Advertisment -[adinserter block="1"]

Most Popular

Recent Comments